Inicio » , , , , , » #Curso Mariologia, Módulo 1 - Maria na Bíblia

#Curso Mariologia, Módulo 1 - Maria na Bíblia

Written By Comun Divinus Prov on terça-feira, 17 de março de 2015 | 14:48

Este curso aborda a presença de Maria nas Sagradas Escrituras, a partir de algumas passagens do Antigo Testamento e, principalmente, da riqueza dos textos do Novo Testamento.Conheça o papel de Maria no decorrer de toda a história da salvação: antes, em suas prefigurações do Antigo Testamento e depois, em sua missão materna em relação a Cristo e à Igreja.

Carga Horária: 50h

Curso oferecido por EAD Século 21.


- Conteúdo Programático

- Maria no antigo e novo testamento
- A história do Nascimento de Maria
- Maria no Evangelho de São Marcos
- Maria no Evangelho de São Mateus
- Maria no Evangelho de São Lucas - parte 1
- Maria no Evangelho de São Lucas - parte 2
- Maria no Evangelho de São Lucas - parte 3
- Maria no Evangelho de São João e no Apocalipse

- Orientador
Frei Rinaldo Stecanela Oliveira

- Apostila aqui

Tenha uma boa aula!

Maria no antigo e novo testamento

A partir de algumas passagens do antigo testamento e principalmente com a riqueza do novo testamento, conheça o maravilhoso papel de Maria no decorrer de toda a história da salvação. Antes em suas pré-figurações do antigo testamento, em que muitos estudiosos afirmam que o tema mariano está escondido sobre três modos preparatórios (preparação moral, tipológica e profética) e depois em sua missão materna em relação à Cristo e à igreja.




A história do Nascimento de Maria


O proto evangelho de Tiago foi sem dúvida um dos escritos apócrifos mais antigos do novo testamento, fala sobre a angustia de Joaquim, da tristeza e das lamentações de Ana que espera pela graça de conceber um filho. Possui 25 pequenos capítulos e 16 deles falam sobre Maria, foi encontrado no oriente e trazido para Europa.






Maria no Evangelho de São Marcos


Marcos escreve o seu evangelho por volta do ano 60 D.C. Maria aparece duas vezes durante todo o seu relato. As citações são poucas, mas muito significativas onde ela é apresentada como a discípula fiel que faz parte essencial da família de Jesus porque cumpre a vontade do Pai e a mulher que acolhe a todos como filhos e irmãos de Jesus.






Maria no Evangelho de São Mateus


Mateus escreveu seu evangelho em torno dos 70 D.C direcionado especialmente aos judeus como forma de mostrar que Jesus era de fato o messias esperado por eles. Ele apresenta Maria como mãe virginal de Jesus, que o concebeu pela ação do Espírito Santo, sem intervenção humana e mostrando a bondade de Deus.






Maria no Evangelho de Lucas - parte 1


Lucas nos apresenta muitas qualidades de Maria. Ela é apresentada como a grande peregrina na fé. Maria é uma pessoa de coração pobre e todo aberto para Deus; tem um coração solidário, sempre disponível a ajudar os mais necessitados.







Maria no Evangelho de Lucas - parte 2


Maria depositou Jesus: numa manjedoura. Sabemos que numa manjedoura se colocavam os alimentos dados aos animais. Ao colocar Jesus numa manjedoura, Maria estava apresentando Jesus como o novo alimento para a humanidade faminta do verdadeiro pão que sacia de verdade. Jesus é este novo alimento. Um sinal da Eucaristia!





Maria no evangelho de São Lucas - parte 3


Jesus foi uma pessoa normal como todas as outras pessoas de sua época. Trabalhava com o pai na carpintaria, estudava, era um excelente observador de tudo aquilo que acontecia ao seu redor, gostava de se retirar a sós pelo deserto, caminhava bastante de uma aldeia a outra, enfim, foi um perfeito Nazareno.





Maria no Evangelho de São João e no Apocalipse


João em seu evangelho não menciona o nome “Maria”. Ele refere-se a ela chamando-a de “Mulher” ou “Mãe de Jesus” (seis vezes). A explicação é simples: João gosta de apresentar certas pessoas como modelos de seguidores do projeto de Jesus. Maria, portanto, é um modelo, uma figura símbolo que aceitou a mensagem de Jesus.






A Comunidade Adonay tem como objetivo, formar pessoas, para que juntamente com Cristo, sejamos fieis na construção de seu Reino Eterno.
Paz e bem!


Mais cursos aqui

OBS: O segundo módulo do curso de Mariologia, estará disponível em breve.

Contato: equipe@comunidadeadonay.com.br

0 comentários :

Postar um comentário

Anterior Proxima Página inicial