Imagem de Nossa Senhora de Fátima - Significados e Símbolos

terça-feira, 3 de outubro de 2017

No blog da Nossa Sagrada Família falamos sobre as aparições de Nossa Senhora de Fátima, que é considerado um dos mais importantes acontecimentos católicos dos últimos séculos devido às suas incríveis revelações.
Porém aqui iremos falar sobre os significados (iconografia) da imagem de Nossa Senhora de Fátima, entendendo assim, todos os elementos que compõem uma das mais lindas representações de Maria.

A Coroa

Em muitas representações Nossa Senhora de Fátima há uma coroa que nos remete ao quinto Mistério Glorioso que rezamos no terço: a coroação de Maria como Rainha do Céu e da terra. Nossa Senhora Aparecida é a Rainha do Céu e da Terra.

O Manto e a Túnica Brancos

O Manto branco da imagem de Nossa Senhora de Fátima representa a pureza da Virgem Maria, porém não somente isso, também representando a Igreja como um todo, em conjunto com o dourado nos faz lembrar que Nossa Senhora é a mãe da Igreja.

As Doze Estrelas

A imagem de Nossa Senhora de Fátima é representada em muitas pinturas com doze estrelas em volta de sua cabeça, sendo que estas representam a Doutrina dos Doze Apóstolos de Cristo, além de representar a igreja como um todo no coração dos homens.

A Aura de Nossa Senhora de Fátima

Além disso há raios que saem das estrelas da aura da imagem de Nossa senhora, representando as graças a serem alcançadas através da participação na Igreja e da intercessão de Nossa Senhora. As graças à disposição de todos aqueles que procuram com sinceridade são infinitas.

O Rosário

Encontramos também na imagem de Nossa Senhora de Fátima a representação de terços que são segurados pelas mãos dela, representando assim as orações tanto pedidas por ela durante sua aparição. “A cada Ave-Maria é uma roa que oferecemos a ela”, desta frase que se originou o nome “Rosário”, que é o nome dado aos quatro terços que compõem esta linda oração. Sendo o terço uma oração de fácil acesso e simples, podendo ser feita por qualquer pessoa.

As três crianças

imagem de Nossa Senhora de Fátima também pode conter em sua representação três crianças que representam: Lucia, 10 anos, Francisco, 9 anos e Jacinta, 7 anos que foram os primeiros a verem a Virgem Santíssima.
Eles também são representados muitas vezes com cordeiros a sua volta, pois os três faziam trabalho como pastores.

A Azinheira

Em algumas representações está com uma nuvem por cima, porém a azinheira é a árvore da qual as três crianças relataram ver pela primeira vez a imagem de Nossa Senhora de Fátima.




Fonte (http://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/imagem-de-nossa-senhora-de-fatima-significados-e-simbolos.html) acesso em 25/09/2017.
Compartilhar
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2014-2017. Comunidade Adonay
Templates Template Blogger